tag:blogger.com,1999:blog-75963674675656947652024-03-08T14:50:29.629-03:00CINEMA ITALIANOCINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comBlogger207125tag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-71024147049791697102021-07-04T12:55:00.001-03:002021-08-02T06:51:28.737-03:00 Bertolucci e a Psicanálise do Fascista “(...) O interesse de Bertolucci sobre a psicologia do fascista é que os indivíduos insistem nas compulsões de sua sexualidade, em conflito com sua liberdade social e interesse próprio. [Estes sãoaqueles em quem,] numa cultura que encoraja a repressão sexual, o poder fascista encontra seus mais prováveis defensores”Joan Mellen (1) A Narrativa de O Conformista CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-82079411004233755932019-06-30T12:52:00.002-03:002019-06-30T12:52:46.238-03:00Michelangelo Antonioni e a Sociedade Industrial
“Fazer um filme não é como escrever um romance. Flaubert
disse certa vez que viver não era sua profissão; sua profissão
era escrever. Fazer um filme, pelo contrário, é viver – pelo menos
para mim. Enquanto estou gravando um filme, minha vida
pessoal não é interrompida; de fato, ela se intensificaCINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-26567021002431786092019-02-28T07:28:00.000-03:002019-02-28T21:14:20.258-03:00Meus Caros Amigos
“Para mim, funerais são a coisa mais cômica que existe. Eu vou ao
funeral de amigos porque quando vejo outros amigos começo
a fazer piada com a proximidade da mortalidade deles.
Este tipo de humor é bastante divertido, não macabro” (1)
Mario Monicelli
Infância Eterna
Amigos desde a juventude, CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-50285235845799963622018-11-28T11:23:00.001-02:002018-11-29T02:11:13.389-02:00De Crápula a Herói
“O último refúgio de um canalha é o patriotismo”
Samuel Johnson (1709-1784), escritor e crítico inglês
Esta frase é atribuída a Johnson por seu biógrafo, James Boswell. O escritor se refere
a um patriotismo negativo, que atribuiu pejorativamente aos “patriotas autoproclamados”
em geral, CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-57157399845647470552018-10-31T11:19:00.000-03:002018-10-31T11:19:04.845-03:00Palhaços Fellinianos
“É culpa da perda da inocência, não há mais o olhar infantil
dos palhaços. Mesmo as crianças não são mais infantis”
Federico Fellini lamentando a situação dos palhaços de circo (1)
Qual é a Mensagem?
Em seu tão famoso filme 8½ (Otto e Mezzo, 1963), Fellini criou um personagem, Guido. Cineasta confuso, não sabe o que fazer com sua CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-77002953544633552232018-09-30T10:38:00.000-03:002018-09-30T10:38:38.186-03:00O Metalúrgico Grotesco de Wertmüller
Certos filmes dos anos 1970 mostram operários
cada vez mais perturbados psicologicamente
Gian Piero Brunetta incluiu dentre eles Mimi, o Metalúrgico (1)
Homem Pode, Mulher Não
Em Mimi, o Metalúrgico (Mimì Metallurgico Ferito nell'Onore, 1972), Carmelo Mardocheo, também chamado Mimi, é um pedreiro de Catânia que perde seu emprego devido a CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-72081410231604054092018-08-31T11:47:00.000-03:002018-08-31T11:47:14.446-03:00Cinema Político Italiano: Entretenimento e Civismo
“(...) A outros cabe a tarefa de curar e de educar. A nós, o dever
de reprimir! A repressão é nossa vacina! Repressão e civilização!”
Trecho do discurso de posse do delegado de polícia/assassino no Gabinete Político, sendo ovacionado
por seus pares, em Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-53290404621117339132018-07-31T10:54:00.001-03:002019-07-19T22:22:20.255-03:00Federico Fellini e sua Biografia: Mitos e Verdades
“Eu sou um mentiroso, mas sou sincero. Me criticam por
não contar sempre da mesma maneira a mesma história”
Federico Fellini, 1980 (?) (1)
Cronologia da Ficção de um Homem
A primeira de muitas lendas em torno de Fellini afirma que o cineasta nasceu no compartimento de primeira classe de um trem que se encontrava em trânsito entre Viserba e Riccione, num CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-51734471903395818852018-06-30T10:43:00.000-03:002018-06-30T10:43:41.797-03:00Bertolucci e o Traidor da Pátria
Nos olhos sem cor do busto de Athos pai, a persistência do tema da
cegueira e as suas conotações edipianas (1). O herói e o traidor
como figuras especulares de um jogo entre realidade e aparência (2)
Presença Surreal
Athos Magnani Junior é filho de Athos Magnani, líder antifascista assassinado em 1936 CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-90357835417009542952018-05-31T17:58:00.001-03:002018-05-31T17:58:12.216-03:00Alida Valli: a Exótica
Ela dividia com
Isa Miranda o posto de
verdadeiras rainhas do
cinema fascista (1)
Até 1938, eram os filmes provenientes dos Estados Unidos que dominavam as telas de cinema na Itália. A partir daí os estúdios de Hollywood abandonaram o país, já que o governo de Mussolini estabeleceu um monopólio na importação de filmes, impondo seu preço e aproveitando a situação para afastar oCINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-6820707357639112582018-04-30T17:30:00.000-03:002018-04-30T17:30:06.620-03:00Misoginia Fascista e Cinema Italiano
A mulher que trabalha foi pouco
retratada no início do cinema
italiano, a não ser nalguns filmes
de Elvira Notari, nos anos 1910
A Vida Continua
Para sobreviver num Estado ditatorial aprendemos que as pessoas devem obedecer sem questionar as declarações do regime totalitário. Para Marga Cottino-Jones, isso também vale CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-20588285673314233012018-03-31T10:57:00.000-03:002018-03-31T10:57:07.194-03:00O Espetáculo Épico do Herói Fascista no Cinema
Muitos filmes de propaganda do Fascismo italiano misturam
guerra e melodrama. Ironicamente, a única coisa que os torna
menos questionáveis e fantasiosos é justamente o melodrama
Heroísmo Reconfortante
De certa passividade em relação ao cinema durante os anos 1920 (exceto em relação aos cinejornais), o regime fascista italiano gradativamente aumentariaCINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-14858731625916591612018-02-28T11:45:00.002-03:002018-03-08T16:11:09.830-03:00Roberto Rossellini e Vanina Vanini
A atriz Sandra Milo e seu noivo Moris Ergas, o produtor do filme,
reeditaram e desfiguraram Vanina - Ergas teria encomendado o
trabalho ao cineasta, a intenção era lançar a carreira de Milo (1).&CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-48561117210705566962018-01-31T11:19:00.000-02:002018-01-31T11:19:53.002-02:00O Cinema Italiano Depois do Fascismo
“A Itália está esperando por seus Balzacs,
seus Tolstoys, seus Gorkys”
Carlo Lizzani
L’Italia deve avere il suo cinema, artigo publicado
em Il Politecnico, 13 de outubro, 1945 (1)
Renascendo das Cinzas
É um fato conhecido que os filmes neorrealistas faziam mais sucesso no exterior do que na Itália, apesar de tudo poderíamos concluir que pelo menos existia para o CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-31561795652780704632017-12-31T12:41:00.000-02:002017-12-31T12:41:03.668-02:00Blow-Up e o Mundo que Escorre entre os Dedos
“(...) A realidade retratada, Antonioni concluiu, sempre
é uma construção do meio que a transmite (...)”
Klaus Albrecht Schröder (1)
Dentre os tantos temas presentes em Blow-Up, deve-se incluir a realidade da fotografia: sua realização material
e proliferação. Também se pode dizer que fala da CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-73572924819589509682017-11-30T12:36:00.000-02:002017-11-30T12:36:17.990-02:00Fellini e os Trapaceiros do Crucifixo
“(...) Profissionalmente, eu sabia que não seria capaz de encarar
A Trapaça terminado. Pessoalmente, foi difícil cortar tanto da ótima atuação de Giulietta. Estava tão bem, em especial [onde] cortei (...)” (1)
Lamentações de Fellini em relação à ordem do CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-79172294238365534572017-10-31T12:14:00.000-02:002017-10-31T12:14:02.896-02:00Entre a Indústria e a Arte do Cinema Italiano
“São Turistas? O que vieram fazer aqui?
Não há nada para ver. É tudo um nojo. Não visitem a Itália!
Fiquem em suas casas, que é melhor”
Silvio Magnozzi
Personagem de Alberto Sordi em Uma Vida Difícil (Una Vita Difficile, direção Dino Risi, 1961)
hostiliza turistas depois de ser chutado CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-84791956037911461792017-09-30T00:19:00.001-03:002017-09-30T00:19:35.551-03:00O Neorrealismo Italiano e os Afro-Americanos
“(...) Paradoxalmente, é possível encontrar mais representações
de soldados afro-americanos em quatro anos de cinema italiano
do pós-guerra do que em toda a história do cinema americano (...)”
Shelleen Greene, escrevendo em 2013 (1)
Um Negro Vale Mais que Mil Palavras
Em Milagre em CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-86441808671322881272017-08-31T00:11:00.000-03:002017-08-31T00:16:08.122-03:00Dario Argento e a Trilogia dos Bichos
“(...) Desde o início, a mão do assassino é sempre a minha”
Dario Argento (1),
Como Alfred Hitchcock, Argento também se mostra brevemente em seus filmes.
Devido a seu interesse nos maníacos com luva preta, são suas mãos que aparecem nos closes
das mãos dos matadores. Seria uma identificação do cineasta com os CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-41873519688340682522017-07-31T00:14:00.002-03:002018-12-03T17:13:37.764-02:00Antonioni e a Utopia da Compreensão Mútua
“(...) Deve ter sido por causa de uma experiência sentimental
minha que acabou de maneira inexplicável (...)”
Michelangelo Antonioni (1)
Algumas Mulheres de Antonioni
No começo de O Deserto Vermelho (conhecido também no Brasil como Deserto Rosso - O Dilema de uma Vida, 1964), primeiro filme colorido de Michelangelo Antonioni, uma mãe caminha CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-89030041360980819162017-06-30T18:48:00.001-03:002019-03-30T21:59:40.445-03:00O Bandido Giuliano e os Indícios da Realidade
“[Antes] das eleições de 1948 [na Itália], um filme sobre Portella della
Ginestra seria inconcebível. Até os anos 1960, quando a regra
do silêncio foi quebrada, bruscamente, por O Bandido Giuliano” (1)
Banditismo e Neorrealismo
Entre 1960 e 1963, as representações que CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-52597452661856974962017-05-31T00:17:00.000-03:002017-05-31T00:17:57.346-03:00Antonioni Muito Além das Nuvens
“No final dos anos 1970, almejando realizar filmes que,
pela enésima vez, ninguém queria produzir, Antonioni escreveu
narrativas para o Corriere della Sera, posteriormente reunidas
em Quel Bowling sul Tevere (1983), e começou a pintar”
Carlo Di Carlo (1)
Quatro Nuvens
Ferrara: Um cineasta em busca de novos temas passeia pela cidade quando CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-91646341644699430302017-04-30T14:52:00.000-03:002017-04-30T14:52:19.389-03:00Cinema e Identidade Nacional na Itália Fascista
“Poucos são os filmes do período de transição que contém
representações explícitas [...] do regime fascista (...)” (1)
Ventennio Nero
Durante os vinte anos de domínio do Fascismo na Itália (de 1922 a 1943), os espectadores de cinema assistiam essencialmente a uma combinação entre o cinema convencional (mainstream), seja italiano ou CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-37975044447940863842017-03-31T00:09:00.001-03:002017-04-28T16:26:45.337-03:00As Mulheres de Roberto Rossellini (II)
Paisà
A transição de Francesca em Paisà, de moça pura no dia da
libertação de Roma à prostituta seis meses depois, assim como
a incapacidade de Fred perceber que é ela mesma, foi um comentário
irônico CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7596367467565694765.post-62853926435619632932017-02-28T01:13:00.001-03:002017-02-28T01:13:46.173-03:00Clint Eastwood: O Rosto Americano do Faroeste Espaguete
Para atuar em Por Um Punhado de Dólares, Clint Eastwood aceitou
15 mil dólares, metade do que ganhava em Rawhide. Na época de
Três Homens em Conflito, seu cachê já estava em 250 mil dólares (1)
Eu Quero um Rosto
Certo dia, o cineasta Sergio Leone encontrou o rosto do ator norte-americano Clint Eastwood estampado numa de CINEMA ITALIANOhttp://www.blogger.com/profile/11924019287184890866noreply@blogger.com